quinta-feira, 15 de março de 2012

Dos Sermões de São Gregório de Nazianzo (bispo)


Sirvamos a Cristo na pessoa dos pobres

       Diz a Escritura: "Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia (Mt 5,7); "Feliz de quem pensa no pobre e no fraco (Sl 40,2). E ainda: "Feliz o homem caridoso e prestativo" (Sl 111,5).

       Tornemo-nos dignos destas bênçãos, de sermos chamados misericordiosos e cheios de bondade. Nem sequer a noite interrompa a tua prática da misericórdia: só a prática do bem não admite adiamento.

       Vós, servidores de Cristo, seus irmãos e co-herdeiros, em todas as ocasiões visitemos a Cristo, alimentemos a Cristo, tratemos as feridas de Cristo, vistamos a Cristo, acolhamos a Cristo, honremos a Cristo; não apenas oferecendo-lhe uma refeição, como fizeram alguns, não apenas ungindo-o com perfumes como Maria, não apenas dando-lhe o sepulcro como José de Arimatéia, não apenas dando o necessário para o sepultamento como Nicodemos que dava a Cristo só uma parte do seu amor, nem, finalmente, oferecendo ouro, incenso e mira, como fizeram os magos, antes de todos esses.

       Ofereçamos a misericórdia e a compaixão na pessoa dos pobres que hoje na terra são humilhados, de modo que, ao deixarmos este mundo, eles nos recebam nas moradas eternas, juntamente com o próprio Cristo nosso Senhor, a quem seja dada a glória pelos séculos dos séculos. Amém.

(Liturgia das Horas, Ofício das Leituras, Sábado, III Semana Quaresma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.