quarta-feira, 14 de março de 2012

A cruz e as cruzes


Dois extremos causam grande sofrimento e estão na origem de todos os conflitos e guerras: o fundamentalismo e o relativismo. Uma coisa é ter fundamento e outra é ser fundamentalista. Ter fundamento significa ter princípios, opções de vida, valores sobre com os quais é possível viver e sonhar. O fundamentalista, no entanto, quer impor sua visão a todos e todas. Esta é a origem de todos os totalitarismos e colonialismos. Por outro lado, pode-se admitir que tudo é relativo sem ser relativista. O relativista afirma que não se pode ter fundamento e que não há princípios. Tudo é fruto do consenso humano. Há quem afirme que o que hoje é certo amanhã pode não sê-lo. Não há nenhum valor pelo qual vale a pena lutar e que valha para todos em todos os tempos e lugares. O problema é que com freqüência todos nós, sem exceção, queremos relativizar o que é fundamental e, também, absolutizar o que é relativo. Se tudo é relativo, como se pode educar uma criança, um adolescente e um jovem?

A partir destes princípios podemos analisar a delicada questão da presença das cruzes nas repartições públicas. Se a presença da cruz num tribunal, por exemplo, significar a exclusão de todos os outros símbolos e açambarcamento de todas as expressões de valores e fundamentos, não há como justificar sua presença por cima da cabeça de quem julga. Esta visão acontece? Certamente que sim. No entanto, se a presença da cruz e do crucificado nas repartições transcender às religiões e às filosofias, pode-se justificar sua presença em qualquer lugar do Brasil.

A grande pregação de Cristo foi contra os totalitarismos e os colonialismos fruto do fundamentalismo. Ao abrir o Evangelho nos deparamos, por um lado, com um Jesus doce, meigo, acolhedor para com todas as pessoas marginalizadas e oprimidas. Todas elas estão incluídas na expressão “nos órfãos, nas viúvas e nos estrangeiros”. Há uma expressão no Evangelho de Jesus que aparece com pouca freqüência, mas que é fundamental: “Vem para o meio”. Isto significa que quem está à margem, na periferia, no deserto, nos porões do mundo deve-se desentocar para ser visto e trazido para o meio do mundo onde são tomadas as decisões. O Estado, qualquer estado, existe primordialmente para estas pessoas. A justiça existe para defender o direito dos pobres. Não basta defender a liberdade de expressão. É preciso defender a liberdade de ter casa, terra, comida, trabalho, lazer, educação, saúde, segurança para todos.

Por outro lado, ao abrir o Evangelho nos encontramos com um Jesus forte, vigoroso, terrível contra os poderosos, os corruptores, os legisladores impiedosos. Todos eles estão incluídos na expressão “escribas e fariseus”. É fácil ser prepotente com os fracos e subserviente com o poderio econômico, político, militar, religioso, financeiro. A cruz nas repartições públicas vem apontar justamente para o contrário. Se Jesus tivesse seguido a lógica dominante, não teria morrido na cruz.

A cruz nos tribunais e nas repartições pública reflete o pensamento e o fundamento da maioria do povo brasileiro, mesmo de quem não é seguidor de Jesus Cristo. O Estado brasileiro não pode ser adonado por uma minoria de espertos, de corruptos e corruptores, de privilégios e privilegiados. Para os pobres, celas comuns. Para os que têm curso superior, celas especiais. Para os pobres, fila. Para os poderosos, salas vip. Por que isto? Porque a Cruz de Cristo está por cima da cabeça dos legisladores, executores e julgadores de nosso país, mas não penetrou em seu pensamento e em seu coração.

A cruz de Cristo só incomoda os que não tiveram a oportunidade de aprofundar sua mensagem de respeito à dignidade da pessoa humana. A cruz de Cristo não incomoda, mas deveria incomodar os que a usam para explorar a boa fé dos “órfãos, das viúvas e dos estrangeiros”. Nem tudo o que as religiões fazem é sadio. Existe religiosidade patológica. Como toda realidade humana, também as religiões são simbólicas, mas podem ser diabólicas. Uma coisa, porém, é a religião e outra é a fé do povo brasileiro. Quando as duas se encontram há mais justiça, dignidade e paz.

Também contra o fundamentalismo é que não posso aceitar que este assunto seja tratado apenas pelos juízes. O direito não é a síntese de todas as visões de mundo. Também o educadores têm uma palavra que precisa ser escutada.

Mais que tirar as cruzes das repartições é importante empenhar-se para que o crucificado seja escutado. Importante não são as cruzes presentes no peito, nos carros, nas casas, nas repartições públicas e particulares. Importante são as cruzes que todos temos que carregar todos os dias. É melhor uma cruz com Jesus meigo, doce, acolhedor, mas também com Jesus lutador, corajoso, justo do que uma cruz vazia e sem apelo. Ela existe para afligir os consolados e consolar os aflitos.

O importante não é tirar a cruz e o crucificado dos tribunais. O importante é construir um direito e uma justiça que tire as cruzes dos crucificados de hoje.

Pe. Marcos Sandrini, SDB
Diretor da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.