segunda-feira, 16 de maio de 2011

Oração de um pastor ao Bom Pastor

São João Damasceno (c. 675-749), monge, teólogo, doutor da Igreja
Exposição da fé ortodoxa, 1


 
Ó Cristo, meu Deus,
Tu abaixastes-Te para me levares aos ombros,
a mim, ovelha perdida (Lc 15,5),
e colocaste-me em verdes prados (Sl 22,2).
Refrescaste-me nas fontes da verdadeira doutrina
por intermédio dos Teus pastores,
de quem Tu mesmo eras pastor antes de lhes confiares o Teu rebanho.
E agora, Senhor, chamaste-me para estar ao serviço dos Teus discípulos,
não sei por que desígnio da Tua Providência, pois só Tu o sabes.

Mas, Senhor, aligeira o pesado fardo dos meus pecados
que Te ofenderam gravemente; purifica o meu espírito e o meu coração.
Guia-me por caminhos retos (Sl 22,3),
como uma lâmpada que me ilumina.
Dá-me a coragem de propagar a Tua palavra;
que a língua de fogo do Teu Espírito (At 2,3)
me dê uma língua perfeitamente livre,
e me torne sempre atento à Tua presença.

Sê o meu pastor, Senhor, e sê comigo o pastor das Tuas ovelhas,
de modo que o meu coração
não se desvie nem para a direita nem para a esquerda.
Que o Teu Espírito me dirija pelo caminho reto,
de modo a que as minhas ações se realizem
até ao fim segundo a Tua vontade.

Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.