segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O valor das promessas, dos votos e das correntes de oração (por Pedro Antônio Bernardi)

 
O VALOR DAS PROMESSAS, VOTOS E CORRENTES DE ORAÇÕES
(por Pedro Antônio Bernardi)

Na passagem de ano de 2010-1011, milhares de pessoas se comprometeram iniciar dieta, controlar o peso, fazer exercícios físicos regulares com orientação e acompanhamento por profissionais habilitados, retornar estudar, abandonar o tabaco e as drogas, mudar o estilo de vida para preservar e melhorar a saúde. Outras ta...ntas juraram ser mais paciente e tolerante com o próximo, parar de fazer o semelhante sofrer, corrigir hábitos e condutas, moderar na bebida, participar de algum grupo de AA, reconciliar-se com familiares, parentes e amigos.

Dias desses, cinco minutos antes de iniciar a aula, um jovem visivelmente tenso aproximou-se para dizer que tinha feito uma promessa, mas dificilmente conseguiria praticá-la. Pedi-lhe calma e retornasse para conversarmos no intervalo. Foi o que fez. Ouvi atentamente o relato e conclui que, de fato, prometeu-se o impossível, como, por exemplo, atravessar os oceanos caminhando sobre as águas. Reavaliamos juntos e traçamos um plano de ações compensatórias possíveis de ser realizadas. Despediu-se aliviado, alegre e animado.

Pessoalmente, em casos de doenças, maldades, perigos, riscos, desonestidade e enganações, invés de promessas opto por preces, missas e correntes de orações, inclusive para promover e integrar a comunidade de fé. Da mesma forma, em vez de votos de obediência, pobreza e castidade, prefiro respeito mútuo, disponibilidade, serviço, fidelidade, atenção a necessidades do próximo. Os seres mais próximos são os integrantes da família, parentes, amigos, vizinhos, alunos, colegas de profissão.

Nos quadrantes da terra, todos os dias milhões se comprometem emagrecer. Cuidar da saúde, prevenir doenças, controlar peso, educação alimentar, higiene são verdadeiros atos de amor a Deus, a si e aos seus. E pasmem! 52% dos brasileiros, gente do campo e das cidades de todas as idades e classes sociais e econômicas, praticantes das múltiplas marcas e modelos de religiões, cultos e iletrados, religiosos e agnósticos estão acima do peso ideal ou são gordos. É provável que esta seja a pior epidemia nacional.

Portanto, quem fez promessa para 2011 e ainda não começou cumpri-la, não espere o ano acabar, nem queira que os outros a realize por você. Lembre-se que as chaves da felicidade, do bem estar e da paz são a consciência tranqüila. Quem está incomodado e perturbado com alguma coisa dessa natureza adentre na memória, procure a ordem aparentemente invisível nas coisas visíveis, desfaça o caos e construa o bem para si e para os outros. Intenção é uma coisa, promessas e votos são compromissos legitimados pela razão assumidos conscientemente, os quais não podem ser adiados e nem desfeitos, sem uma causa justa e coerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.