sábado, 11 de outubro de 2014

Cuida de ti mesmo: vigia sobre tua alma e sobre teu corpo!


Cuida de ti mesmo (Dt 15,9), disse Moisés, cuida de tudo em ti, não de uma parte e relaxando outra. Com o que? Certamente através da mente. Com nenhuma outra coisa é possível estar atento a ti, em tudo. Vigia sobre tua alma e sobre teu corpo; graças a essa vigilância serás libertado facilmente das más paixões da alma e do corpo.

Portanto, fica atento a ti, vigia sobre ti, examina a ti mesmo, ou então, protege-te, examina-te e te perscruta. E assim submeterás a carne rebelde ao espírito e não haverá no teu coração uma palavra escondida (cf. Dt 15,9). Se o espírito de um poderoso, espíritos maus ou más paixões, te assalta, não abandones teu posto (cf. Qo 10,4), isto é, não deixes desguarnecida uma parte da alma ou do corpo.

Assim, portanto, estarás acima dos espíritos que de baixo te ameaçam e estarás na sinceridade diante daquele que perscruta os corações e os rins (cf. Sl 7,9) sem ser examinado porque tu mesmo os examinaste por primeiro. De fato se nos julgamos a nós mesmos, não seremos julgados (cf. 1Cor 11,31). É Paulo quem disse isso.
___________________

Gregório Pálamas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.