domingo, 19 de maio de 2013

Um segredo na vida



O curso do rio ma ajuda a compreender a vida, porque se assemelha ao caminho da pessoa. Brota límpido e claro de uma rocha ou de uma geleira, para descer ao vale, não sabendo ainda se chegará ao mar ou se terminará sua corrida num lago sem saída. As escarpas abruptas que encontra pelo caminho dão-lhe vertigens, mas quem o observa caindo, admira a beleza de suas cachoeiras. Torna-se espelho para o verde das árvores e para as estrelas do céu; dá vida aos peixes que acolhe; mata a sede e refresca...

Mas seu caminho é de repente assinalado por dificuldades: apertado pela mordida da grande cidade, o rio perde a sua limpidez e, fechado na prisão faz-se silencioso. Vem a mente o desejo de se perguntar por que se tem que andar tanto, se andar significa perder a beleza e tornar-se inútil.

Mas quando tudo parece perdido, de súbito o rio vê diante de si o mar, sua meta. O impacto é terrível, mas purificador: as ondas salgadas erguem uma barreira e o rio deve deixar-se filtrar, lenta e dificultosamente, por aquela água nova, compreendendo finalmente o sentido de seu percurso.

Assim a pessoa que principia sua vida na simplicidade e na inocência do bebê, que no decorrer dos anos faz explodir a sua criatividade em projetos e realizações, que faz sair de si as potencialidades do amor, se acha diante das dificuldades, canseiras e fraquezas.

Mas como o rio que se defronta com o mar, para desembocar e perder-se dentro dele, também a pessoa, se sabe viver sua luta cotidiana na paciência e na esperança, há de encerrar sua carreira no infinito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.