Segundo a tradição dos Padres e a
autoridade das Sagradas Escrituras, as renúncias são em número de três. […] A
primeira diz respeito às coisas materiais: devemos desprezar as riquezas e
todos os bens deste mundo. Pela segunda, repudiamos a nossa antiga maneira de
viver, os vícios e as paixões da alma e da carne. Pela terceira, distanciamos o
nosso espírito de todas as realidades presentes e visíveis, para contemplarmos
apenas as realidades futuras e desejarmos apenas as realidades invisíveis.
Estas renúncias devem ser observadas em conjunto, como o Senhor ordenou a
Abraão quando lhe disse: «Deixa a tua terra, a tua família e a casa de teu pai»
(Gn 12,1).
«Deixa a tua terra» – isto é, as
riquezas da terra –, disse-lhe em primeiro lugar. Em segundo lugar disse-lhe:
«Deixa a tua família», isto é, os hábitos e os vícios passados que,
agregando-se a nós desde o dia em que nascemos, estão estreitamente unidos a
nós por uma espécie de parentesco. E, em terceiro lugar, «Deixa a casa de teu
pai», quer dizer, todas as ligações a este mundo que se apresentam aos nossos
olhos. […]
Contemplemos, como diz o Apóstolo
Paulo, «não as coisas visíveis, mas as invisíveis, porque as visíveis são
passageiras, ao passo que as invisíveis são eternas» (2Cor 4,18) […]; «nós,
porém, somos cidadãos do céu» (Fil 3,20). […] Sairemos, pois, da casa do nosso
antigo pai, daquele que era nosso pai segundo o homem velho desde o dia em que
nascemos, desde que «éramos por natureza filhos da ira, como os demais» (Ef
2,3), e transferiremos toda a nossa atenção, todo o nosso espírito, para as
coisas celestes. […] Então, a nossa alma elevar-se-á até ao mundo invisível,
pela meditação constante das coisas de Deus e pela contemplação espiritual.
São
João Cassiano (360-435)
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