terça-feira, 11 de agosto de 2015

Oração da "ovelha perdida"


Senhor Jesus Cristo, nosso Deus,
não tenho um coração que empreenda partir à tua procura,
nem arrependimento, nem ternura,
nada daquilo que devolve aos filhos a sua herança.

Mestre, não tenho lágrimas para Te implorar.

Tenho o espírito obscurecido pelas coisas desta vida,
sem forças para tender para Ti na sua dor.

O meu coração permanece frio nas provas,
sem que as lágrimas do amor por Ti consigam aquecê-lo.

Mas Tu, Senhor Jesus Cristo, meu Deus, tesouro dos bens,
dá-me um arrependimento total e um coração dorido,
a fim de que parta à tua procura com toda a minha alma,
pois sem Ti ficarei privado de todo o bem;
ó bom Deus, dá-me a tua graça.

Que o Pai, que, fora do tempo, na eternidade, Te gerou no seu seio,
renove em mim as formas da tua imagem.

Eu abandonei-Te, não me abandones Tu.
Saí de Ti; vem Tu à minha procura.
Conduz-me às tuas pastagens;
conta-me entre as ovelhas do teu rebanho eleito.

Como a elas, alimenta-me com a erva verde
dos teus mistérios divinos, cuja morada é um coração puro,
esse coração que transporta em si o esplendor das tuas revelações,
a consolação e a doçura daqueles
que se esforçaram por Ti nos tormentos e nos ultrajes.

Possamos ser dignos de tal esplendor,
pela tua graça e o teu amor pelo homem, Tu,
que és o nosso Salvador, Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos.

Amém.

(de Isaac o Sírio, monge perto de Mossul no séc. VII)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.