segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Oração do filósofo (Giovani Ribeiro Alves)


Senhor! Vós que sois fonte de todo o conhecimento e de toda a sabedoria, concede-me a mesma humildade que teve Sócrates, o primeiro mártir da filosofia, a fim de que na qualidade de filósofo, eu possa sempre reconhecer a minha ignorância, lembrando sempre da célebre frase socrática: “Só sei que nada sei.” Senhor! Dai-me a graça para suportar os homens ignorantes, e aqueles que se proclamam os donos da verdade. Senhor! Conceda-me perseverança, a fim de poder continuar cumprindo a minha árdua missão de filósofo, respeitando a diversidade de pensamentos e de opiniões, sabendo que, sempre existirão homens nos seus mais variados estágios do conhecimento, desde os neófitos até aos que já atingiram o senso crítico.

Senhor! Que nunca me falte o dom de compartilhar as minhas ideias com o meu próximo, tendo sempre a consciência de que, ser filósofo, é pensar diferente no meio de uma multidão, cujos homens em sua grande maioria ainda pensam igual. Senhor! Que eu nunca possa abrir mão da curiosidade, que é um dos instrumentos necessários ao filósofo, enquanto perdurar a sua jornada filosófica terrena. Senhor! Que eu possa continuar sendo um interrogador e que nunca me falte á arte sublime do diálogo. Senhor! Que eu continue despertando nos homens o bom senso, a fim de que, eles possam sair do caminho do senso comum, e adentrem no caminho da busca eterna do conhecimento.

Senhor! Que eu possa ter a mesma coragem de Sócrates, no sentido de nunca abrir mão da verdade. Que eu possa ter o idealismo de Platão, no sentido de buscar sempre a inspiração filosófica que, advém do mundo das ideias. Que nunca me falte á mesma coerência lógica de Aristóteles, a fim de que eu possa sempre organizar as minhas ideias. Senhor! Que nunca me falte á mesma fé de Santo Agostinho, a mesma inquietação de Tomás de Aquino, no sentido de tentar entender a existência de Deus. Senhor! Que a exemplo, de René Descartes, eu possa sempre procurar conduzir minha razão pelo caminho correto, a fim de que eu possa atingir o ápice da racionalidade. Senhor! Que nunca me falte o espírito contraditório de Nietzsche, e a mesma utopia de Karl Marx.

Senhor! Que eu possa sempre compreender que, ainda estamos muito aquém de um mundo que gosta e que entende filosofia. Enquanto isso, dai-me Senhor, a resignação necessária, a fim de que eu possa continuar fazendo a minha parte, na qualidade de um pensador que, por meio do questionamento, possa influenciar os homens a fim de que, eles possam pensar também, e fazendo assim, no futuro, poderemos ver uma sociedade menos medíocre e mais crítica.

Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.