quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Colocar-se em caminho! Estar sempre a caminho!


17-24/08/2012 - peregrinação a Santiago de Compostela (Espanha)


       Neste 17 de agosto, parto para a Espanha, para fazer a pé o “Caminho de Santiago de Compostela”, onde está o túmulo de São Tiago Maior, o primeiro apóstolo de Jesus Cristo a ser martirizado!
       É um caminho feito a mais de 1000 anos por pessoas que querem “algo a mais” para suas vidas, em Deus! Por isso, esta peregrinação não será uma excursão e nem um tempo de férias, mas um caminho (100 km) e um tempo (7 dias) longos para seguir a estrada que Deus me preparou (seja no “agora”, seja no “amanhã”)!
       É óbvio que o partir (e, depois, o permanecer no caminho) em direção à meta prevista me obrigou a preparar-me previamente, tanto física quanto mental e espiritualmente... Mas, com certeza, não está em jogo minha “saúde”, mas minha “santidade”!
       Acompanhado de outro Salesiano de Dom Bosco e Padre, Damásio Medeiros, começaremos o caminho em Sarrìa, com paradas previstas em Portomarin, Palas del Rei, Melide, Arzua, e Pedrouzo. Ele está celebrando o seu 25º aniversário da Ordenação Presbiteral; eu, o meu 10º ano de sacerdócio!
       Henri Engelmann, em seu texto “Os peregrinos” fala com clareza que o caminho não é um fim em si mesmo, mas um meio: o melhor, sem dúvida, e o mais antigo conhecido para libertar-se de todas as amarras que nos mantém ligados às nossas comodidades, às nossas preguiças, aos nossos hábitos, ou seja, a nós mesmos! Caminhar faz bem porque nos cansa, porque nos purifica: a mochila pesa, os calçados apertam, o sol queima forte, a sede ou a fome exigem. E o mais belo: a “alma”, até então prisioneira do corpo sempre bem cuidado e protegido, pouco a pouco, começa a “voar”!
       O levar pouquíssima coisa (quase nada de dinheiro!) indica deverá indicar minha confiança em Deus, e na generosidade das pessoas! As roupas extremamente simples indicarão a mortificação da carne, tão castigada pelos “vícios” e pela “concupiscência”. Uma pequena bolsa levada na mão, sempre aberta, indicará a possibilidade de se partilhar o pouco que sou, tenho e faço.
       Será especialmente um tempo de revisão e de planejamento de vida, em oração! Com certeza estão presentes em minha prece meus estudos aqui em Roma; toda a minha família e minhas amigas e amigos; a Congregação/Família Salesiana; as necessidades da Igreja; o cuidado com o mundo!
       Que mais do que “colocar-me em caminho”, eu possa “estar sempre caminhando”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.