segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Ano Novo, de novo! (Blog "Ser Universitário")

"... Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança, fazendo-a
funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez,
com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente."
Carlos Drumond de Andrade



Eita! As festas acabaram e já entramos na lida dos dias de 2012.

Antes, como de praxe em cada fim de ano, “fechamos para balanço”, ou fizemos nossa “retrospectiva”, avaliando o que foi bom e o que poderia ter sido melhor. Ponderamos novos sonhos, renovamos esperanças, lançamos novos desafios...

No entanto, a rotina dos dias nos traz o perigo de esquecermos das boas promessas que fazemos no início dessa nova etapa: “nesse ano estarei mais com a família”, “vou pegar firme na dieta”, “vou rever alguns amigos”, “vou terminar ou começar aquele curso”... Compromissos emocionados, determinados.

Então, por que tendemos a chegar todo fim de ano sem cumprir a maioria deles? Porque, porque, porque ... promessas e intenções não são atitudes, oras!

Podemos fazer dezenas de promessas mas, sem as atitudes para concretizá-las, elas serão somente pensamentos, escritas e/ou palavras. Ao vento...

Um dos equívocos mais comuns que podem acontecer é a confusão entre desejo e vontade. A maioria de nós apenas deseja. Alguns, desejam até imensamente! Mas desejo é algo apenas potencial. Sem o exercício da vontade, o desejo não se realiza. Desejo é um estado da mente e está ligado a expectativas. Vontade é um atributo da mente e está ligada a atitudes.

Nossos votos, promessas e metas são expressões de nossos desejos, demonstram o que queremos em potencial. Porém, se o seu “querer” estiver só na esfera do desejo, ele pode não se realizar. Somente a atitude materializa esse querer.

Quantas vezes vemos pessoas que buscam a felicidade, mas não percebem que suas atitudes e escolhas estão justamente no sentido contrário à felicidade que buscam...

Aos invés de fugirmos das responsabilidades que assumimos com nossas promessas, que tal aproveitarmos esse começo de ano para começar a cumpri-las?

Três chaves que podem nos ajudar nisso: abandonar, manter e adquirir.
- Abandonar: as atitudes que nos afastam da realização nossos objetivos.
- Manter: as atitudes necessárias para alcançá-los, pelo tempo necessário para surtir efeito e trazer os resultados.
- Adquirir: os conhecimentos e adotar posturas que nos faltam para alcançarmos nossas metas. Para a aquisição de algumas competências não podemos ser imediatistas; precisamos manter os esforços por tempo suficiente para sedimentar nossas conquistas.

A melhor versão do futuro que teremos é a versão que conseguiremos construir de nós mesmos. Abandonar, manter e adquirir são três grandes ferramentas para que, no final de 2012, não nos encontremos frustrados por não termos cumprido as promessas e votos que fizemos. Xô receio, Xô preguiça! Um Ano Novo Feliz pra você, repleto de atitudes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.